AGÊNCIA DE JORNALISMO

 

Você já parou para pensar em como é o trabalho das pessoas que se preocupam em nos informar todos os dias a respeito do que está acontecendo no mundo? O jornalismo tem o importante papel de nos manter informados sobre o que acontece na sociedade, seja perto ou longe de nós. Além de relatar os principais acontecimentos do dia, o jornalismo também pode nos levar a conhecer as histórias dos personagens ou lugares que estão por trás das notícias.


Vamos mergulhar no campo jornalístico, encontrar histórias que nos rodeiam e criar formas de compartilhá-las? Então, bora incorporar o papel de jornalistas!

PÚBLICO-ALVO

 

Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

  • Conhecer diferentes formas de narrativas;

  • Refletir sobre o contexto de produção, circulação e recepção de algumas narrativas.

  • Conhecer o campo jornalístico e sua relação entre os gêneros em circulação;

  • Exercitar a curiosidade e criatividade;

  • Explorar e utilizar diferentes linguagens e conhecimentos para se expressar e compartilhar informações, experiências e ideias.

ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ, PROFE!

 

O campo do jornalismo pode ser explorado em diversas áreas do conhecimento, sendo uma excelente ferramenta para a expressão criativa a partir da exploração de algum conteúdo. O jornalismo trata de transformar informações de forma criativa para compartilhar para um público real, o que envolve curiosidade, investigação, pesquisa, seleção de informações relevantes e criação de projetos. E se você incentivar seus estudantes a olharem com um olhar de jornalista para os conteúdos que estão aprendendo?

AFINAL, POR QUE O JORNALISMO É IMPORTANTE?

O jornalismo tem o importante papel de nos manter informados sobre o que acontece na sociedade, seja perto ou longe de nós. Além de relatar os principais acontecimentos do dia, o jornalismo também pode nos levar a conhecer as histórias dos personagens ou lugares que estão por trás das notícias. Ao iniciar uma aula ou sequência de aulas sobre esse tema, convide os estudantes a pensarem em como procuram se informar a respeito do que acontece perto e longe deles e também a encontrarem jornais e revistas em casa. Convide-os a refletirem sobre como os conteúdos jornalísticos podem ser encontrados em diferentes formatos e dê exemplos.

A seguir, separamos alguns exemplos de perguntas e provocações sobre esse tema!

Obs

Repare nas diferentes formas que o jornalismo tem de contar histórias! Se você tiver jornais e revistas em casa, separe alguns para dar uma olhada. Que histórias eles trazem e como elas estão representadas neles? E quanto aos programas jornalísticos no rádio e na televisão? Você já viu ou escutou algum? Que tal fazer isso hoje? Repare como as histórias são contadas nesses meios, que recursos são utilizados, como as informações são passadas para as pessoas! E quanto ao celular e à internet? Você também já viu como as pessoas compartilham informações esses meios? Como você e as pessoas que moram contigo costumam se informar a respeito do que acontece no mundo? Por que vocês usam mais um meio de conseguir essas informações do que outros? O que chama sua atenção nos meios que costuma usar? Que tal se a gente puder entender um pouco mais o universo do jornalismo e transformar as informações em uma história interessante a ser compartilhada com outras pessoas? Convide as pessoas que moram com você para participarem dessa jornada de aprendizagem criativa explorando o jornalismo!

Aula 2 | Os personagens de uma reportagem

Aula 3 | Histórias incríveis e consumo da informação

info@aprendizagemcriativa.org

© 2020 por Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Grupo Lifelong Kindergarten e MIT Media Lab

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube